(31) 3286-4117

BLOG

20/12//2016

MITOS SOBRE VARIZES

Mitos sobre as Varizes

Afinal de contas, o que causa varizes? Muitas pessoas possuem dúvidas sobre as verdadeiras causas do aparecimento de varizes. Os fatores genéticos e hereditários é que determinam a tendência ao problema. Se a pessoa já nasce com predisposição, o risco de desencadear varizes pode ser maior.

Este artigo é para esclarecer algumas dúvidas e oferecer dicas para a prevenção de varizes, porém, não descarta, em nenhuma hipótese, uma avaliação de um especialista. Se você possui sintomas e está com dúvidas, somente um médico pode diagnosticar o problema e indicar o melhor tratamento, a fim de evitar complicações para sua saúde.

Mito: As varizes voltam depois de operar?

Não. As varizes tratadas nunca voltam. O que pode acontecer é outras veias dilatadas aparecerem em outras regiões da perna devido aos maus hábitos praticados no dia-a-dia. Para evitar que novas varizes apareçam converse com o seu Angiologista e faça um tratamento preventivo. Esse tratamento pode ser iniciado logo após a cirurgia.

Mito: Usar salto alto causa varizes?

Não. Porém o uso diário de salto alto por um tempo prolongado poderá dificultar o bombeamento do sangue nas pernas, facilitando o surgimento do quadro de varizes. Por essa razão, é importante alongar as panturrilhas antes e depois de usar salto, e variar com saltos mais baixos durante a semana.

Mito: A musculação causa varizes?

Uma das principais causas das varizes é o sedentarismo, portanto, os exercícios ajudam a prevenir, já que estimulam a circulação do sangue e evitam o aparecimento de veias doentes. Porém, se você já sente os sintomas de varizes, visite um especialista para que ele possa te auxiliar antes de iniciar qualquer prática de atividade física.

Mito: Existem cremes que eliminam as varizes?

Não há comprovação científica de que cremes eliminem varizes, e nada indica que possam refazer as paredes de uma veia danificada. O que existem são os cremes que podem aliviar alguns dos sintomas.

Mito: A cirurgia de varizes é arriscada?

Com os avanços de pesquisas e tecnologia, o procedimento está cada vez mais seguro e eficiente. A retirada de cada veia doente é feita com um pequeno orifício, e a anestesia é controlada por equipamentos que monitoram o sono do paciente.

Mito: Ao retirar as veias com a cirurgia, terei a circulação do sangue prejudicada?

Ao retirar as veias doentes, a circulação irá melhorar com tempo, pois o sangue irá fluir através de outras veias mais saudáveis.

Mito: Depilação causa varizes?

Não há nenhum dado científico que comprove a relação da depilação com cera e o aparecimento de varizes. As varizes podem aparecer por predisposição genética, sedentarismo ou hábitos não saudáveis.

Mito: Cruzar as pernas causa varizes?

Não. Porém se você tiver tendências hereditárias ou permanecer durante muito tempo sentado ou em pé, ao cruzar as pernas vocês estará ajudando a obstruir o fluxo sanguíneo. Evite ficar na mesma posição durante longos períodos.

Logo Header Menu