(31) 3286-4117

BLOG

22/12/2016

VERDADES SOBRE VARIZES

Afinal de contas, o que causa varizes?

Muitas pessoas possuem dúvidas sobre as verdadeiras causas do aparecimento de varizes. Os fatores genéticos e hereditários é que determinam a tendência ao problema. Se a pessoa já nasce com predisposição, o risco de desencadear varizes pode ser maior.

Este artigo é para esclarecer algumas dúvidas e oferecer dicas para a prevenção de varizes, porém, não descarta, em nenhuma hipótese, uma avaliação de um especialista. Se você possui sintomas e está com dúvidas, somente um médico pode diagnosticar o problema e indicar o melhor tratamento, a fim de evitar complicações para sua saúde.

Verdade: As varizes são um problema genético?

Se seus pais têm varizes, há mais chances de você vir a sofrer do problema.

Verdade: As meias elásticas ajudam na circulação?

Elas podem aliviar as dores e facilitar a circulação do sangue se forem apropriadas para sua perna. O ideal é que a meia seja indicada pelo médico. Jamais compre sem orientação. Verdade: A alimentação influencia na formação de varizes?

Uma alimentação equilibrada ajuda na manutenção do peso adequado, e por sua vez, diminui as chances de desenvolvimento de veias doentes nas pernas. Pessoas que estão acima do peso colocam “carga extra” nas veias das pernas.

Verdade: As mulheres têm mais chance de desenvolver varizes do que os homens?

Estudos dizem que as mulheres costumam ter, de duas a três vezes mais varizes do que os homens, devido a fatores hormonais e também por identificarem o problema mais facilmente, por depilarem as pernas. Muitas vezes, homens têm varizes que ficam encobertas por pelos.

Verdade: A gravidez provoca varizes?

Devido à alteração hormonal, a gravidez é um dos principais causadores de varizes (os outros são: ingestão de hormônios femininos, seja por reposição, seja por anticoncepcionais, genética e excesso de peso).

Verdade: Viagens muito longas criam o ambiente propício à formação de varizes?

Em trajetos longos de avião ou ônibus, por exemplo, nossas pernas costumam ficar muito tempo paradas na mesma posição e comprimidas, aumentando a dificuldade do sangue da perna em retornar ao coração e dando condições para a formação de varizes ou de coágulos no sangue, que por sua vez podem causar TVP ou embolia pulmonar. A dica é se hidratar e movimentar as pernas com pequenas caminhadas ou o movimento de “sobe e desce” com o tornozelo e os pés.

Um médico poderá também verificar se é possível utilizar meias elásticas durante a viagem.

Verdade: As varizes podem levar à trombose?

Se a circulação do sangue ficar muito prejudicada por conta das varizes, existe o risco de formação de coágulos que levam à Trombose Venosa Profunda (TVP).

Verdade: Anticoncepcional causa varizes?

Sim. Porque provoca alteração hormonal, que é uma das causas das veias doentes (telangiectasias). Os altos níveis de Estrogênio das pílulas anticoncepcionais aumentam a chance de varizes, pois alteram o funcionamento das válvulas do interior das veias. Se você precisa de contraceptivos e já apresenta varizes ou já realizou o tratamento, converse com seu médico sobre outras opções e outros métodos.

Logo Header Menu